sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O beijo!



Para mim "o beijo" sempre foi um sinal de afecto, de carinho de bem-querer. Desde pequenina que fui habituada a beijos carinhosos e carregados de amor. Os meus pais nunca se deitaram sem me dar "o beijo" de boa noite e, nunca me acordaram sem "o beijo" de bons dias!
Nunca fui muito "melosa", muito beijoqueira e, confesso, desde nova que não aprecio aqueles abraços apertados carregados de beijinhos e mordidas dos tios em brincadeira com os sobrinhos. Sou mimada. Aliás, considero o mimo um privilégio, uma questão de feitio e nunca um defeito mas, ainda assim "o beijo" não tem que ser, do meu ponto de vista acompanhado pelo abraço muito apertado, as cócegas na barriga e os apertos nas bochechas. O beijo é, ou pode ser, tão só um beijo!
Não concebo a minha vida sem "o beijo" de bom dia, "o beijo" de "como correu o teu dia?" e "o beijo" de boa noite. É assim que quero habituar o J. quando ele nascer e é exactamente isso que faço sempre que o G. está em nossa casa. É uma forma de trabalhar a linguagem dos afectos e de lembrar cada um de nós que pode contar sempre com o outro.
Ainda hoje, ao fim de mais de 35 anos de casados vejo os meus pais a trocarem esses beijos diários e, para mim tão importantes.
Um bom fim de semana para todos, carregado de beijos afectuosos, sorrisos e passeios com quem mais nos importa.

13 comentários:

Mar disse...

Pessoalmente não sou nada beijoqueira. Não que não goste de beijos mas, simplesmente, esqueço-me...ou esquecia-me até a Leonor nascer!

Bjs e bom fds.

Marta disse...

Bom dia :)

Tem graça, mas a pouco tempo tivemos uma conversa aqui no trabalho e onde eu dizia que dava beijos de boa noite aos meus pais, que antes de sair de casa, mesmo quando estão a dormir vou lhes dar um beijo, etc... lembro-me que se fartaram de rir, que isso era muita "mariquice" junta, eu disse ok, são opiniões e não vou deixar de o fazer :)

Também não só nada fã desses abraços e beijinhos irrantes (aqueles agudos e muito repetidos) ás vezes até aqui no trabalho aquelas pessoas que dão beijo só para parecer bem, eu já pedi para não mos darem, porque um beijo para mim tem de ter afecto.
sim gosto de um beijo, aqueles que damos com muito afecto, ás pessoas que mexem na nossa vida, não sou capaz de ir na rua e ver alguem apenas conhecido e dar-lhe um beijo...

Por isso sim eu compreendo-te e concordo contigo :)

Beijos nossos com carinho para voces os quatro :)

Mãe das Marias disse...

Eu sempre fui muito beijoqueira com a minha família e agora que tenho a minha princesa "piorei" consideravelmente ;)

Muitos parabéns pelo J. que aí vem!!!

Obrigada pela visita.

beijocas***

cvcsvg disse...

Que giro o "logotipo" !! Gostei da ideia! Original!

Obrigado pelA visita!
Beijinhos

Mamã e Tesourinhos disse...

Eu também tenho esse hábito do beijinho ao deitar e de manhã quando nos separamos para irmos às nossas lides. E se falham parece que o dia já não corre tão bem...
Fica bem.
Bjs.

barrigacheiadefelicidade disse...

tesn razão. não há limite para mimos. e esses mimos passam pela linguagem fisica.
Adoro beijos, abraços, toques. Sou mimada sim e gosto!
Beijocas

Anónimo disse...

"o beijo!"...tem para mim muitas faces e mtas interpretações...
Há k distinguir entre o beijo como forma de cumprimento e portanto meramente casual e de circunstância, alguns evitáveis, mas socialmente correctos e portanto... inevitáveis...
O beijo afectuoso, k pode vir com um abraço apertado, vindo de alguém k nos diz alguma coisa é bem vindo... tenho o habito de ter demonstrações de afecto com as pessoas k me dizem alguma coisa, e gosto de lhes mostrar k me dizem realmente alguma coisa, se não fossem seguramente não o demonstrava....
E por fim akeles beijos carregadinhos de amor, de carinho, de miminho k guardamos para os k amamos incondicionalmente, para os k fazem parte da nossa história e do nosso dia-a-dia...esses sim podem ser cheios de mariquiçe, quanto mais cheios melhor, quanto mais sentidos melhor...é sinal k os laços continuam apertadinhos, considero mto importante que mostremos todos os dias o quanto as pessoas são imprescindíveis para nos, neste leque incluo os que me preenchem o coração, a alma e a vida....

Para finalizar não podia deixar de te dar os parabens pelo espacinho que vai registando os momentos desta fase tão bonita k estás a viver...e pk para mim continuas a ser unica, verdadeira e a minha amiga de sempre....desejo-te o melhor a todos os níveis....
Ah e já agora nesses passeios k referes no teu post, com os k mais gostas...vê lá qdo arranjas um tempinho para um passeio com alguém que sabes k gosta mto de ti!! Beijocas querida...
SV

Anónimo disse...

eu tambem adoro os beijos, sejam eles ao marido, aos pais aos avos, a mana, enfim aos que me sao queridos.Tal como tu eu nunca me ia deitar sem antes dar um beijo de boa noite aos meus pais nem saía de casa sem o beijo de bom dia.Ainda hoje, agora casada quando vou aos meus pais a primeira coisa qu faço e dar-lhes um beijo e a ultima antes de vir para casa e dar outro...nunca me criticaram mas se o fizessem tambem nao me importaria, porque sinto-me bem assim...e claro o beijo de boa noite, bom dia, sempre que nos separamos em termos fisicos e nos voltamos a encontrar tem que haver sempre o beijinho...
Continua assim Xana, pareces-me uma pessoa impecavel tal como o teu S.

Beijinhos grandes

sonia disse...

Olà :))))))

Mais uma...LOL (gràvida E beijoqueira)!!!

Eu adoro beijos e detesto quando o P.(marido) se vai deitar sem mo dar. Resmungo LOGO e obrigo-o, porque acho que TEM de ser LOL mas vejo que ele não foi habituado aos beijos de boa noite.
Dà-me confusão!!

Agora com a filhota a historia é outra: beijos sempre !!

Mas tenho de ser realista, sou tão chatinha que qualquer dia ela (4anos) manda-me dar uma volta!
beijinhos

Carla disse...

Ainda hoje telefono ao meu pai apenas para lhe deixar um bj , nem que seja virtual !!!

bj

Filipa disse...

Sempre fui habituada a dar beijinhos. Os afectos são muito importantes em toda a nossa vida.

Tal como os teus pais, a minha mãe também fazia questão de me dar um beijo ao deitar e ao acordar.

Costumava dizer-me que sabemos que nos deitamos mas não sabemos como acordamos (a minha mãe sempre foi muito tragica, lol), e era com esse argumento que me obrigava a despedir-me dela, mesmo que estivessemos chateadas, o que me custava horrores, pois para mim, um beijo não tem de ser imposto mas sim sentido.
Cá em casa, faço questão de muito mimar os meus filhos. Sou beijoqueira e muito fisica, e por isso com frequência peço aos meus, que me dêem beijinhos e abraços daqueles fortes. Com estes mimos sinto-me segura, protegida e amada .... e é tão bom!!

Beijocas Grandes para ti Xana

Anónimo disse...

Ola Xaninha

Espero que esteja tudo bem convosco.

Passei para vos desejar uma optima semana e dizer-te que tens um desafio no meu blog se o quiseres aceitar claro.

Beijinho grande

Anónimo disse...

Espero que a consulta tenha corrido bem e a sessao de hoje tambem.

Beijinhos grandes

Depois venham dar noticias